O desfralde ou treino do bacio deve ter "data marcada"?



O desfralde ou o treino do bacio é uma das fases do crescimento das crianças pequenas que sempre me deixou um bocadinho desconfortável. Sempre achei anti-natural e com o meu filho Martim, só lhe tirei as fraldas no dia em que fez 3 anos. Como estava com ele em casa não tive a obrigatoriedade de fazer o desfralde ao mesmo tempo que se faz na escola, onde normalmente acontece na sala dos dois anos.
Sempre achei que quando ele estivesse preparado iria demonstrar e o meu dever era estar atenta e perceber os sinais. Cada vez mais existem relatos de complicações decorrentes de um desfralde precoce. Há muito pouco tempo ouvi um caso de uma criança que por ter feito um desfralde muito precoce fez retenção do xixi o que a levou a muitas infecções urinárias que acabaram em pielonefrites e lhe ofereceu a previsão de aos 8 anos ter que vir a fazer diálise. Assustador!
A maioria dos relatos não são tão graves, mas já é significativo o número de crianças que fazem retenções devido ao stress que um desfralde imposto precocemente causa e várias complicações que acabam em idas às urgências ou traumas. Não quero de todo ser alarmista, mas acho que o desfralde deve ser mais ponderado e que os pais devem perceber se os filhos têm maturidade para iniciar esta etapa.
Faz-me mais sentido a ideia que, os intestinos e a bexiga não se treinam, amadurecem, e isso não acontece ao mesmo tempo em todas as crianças.
Quando eu conto a minha experiência de sucesso com o Martim, muitas pessoas me perguntam como é que eu fiz. Na verdade, eu não fiz nada muito consciente eu apenas decidi descomplicar e relaxar.
A frase da pediatra do M. fez eco dentro de mim, "Ninguém vai de fralda para a faculdade" e foi mesmo isso que interiorizei, não é por ele não ser o primeiro cá do sitio a tirar a fralda que significa que têm ou terá algum problema, o ritmo dele é só dele e vou respeitá-lo.
Comecei por ensina-lo a verbalizar que já tinha feito na fralda e a incentiva-lo a dizer antes de fazer as necessidades. Não foi mesmo nada difícil e tenho a certeza que esta ligeireza como tudo aconteceu prende-se com o facto de eu ter esperado mais tempo que a maioria.
No dia do seu 3º aniversário ofereci-lhe imensas cuecas giras com os super heróis que ele gostava no momento (não se preocupem que a criatura teve mais presentes além das cuecas), e disse-lhe "Hoje fazes três anos, estás um crescido e de certeza que já consegues ir ao bacio. A partir de hoje já não vais usar fraldas, só cuecas!" Ele disse que sim e disse-mos adeus à fralda logo ali e um grande olá ás cuecas coloridas. Acreditam que o Martim nunca teve um descuido? E retirei naquele momento de dia e de noite, nunca tive uma cama molhada!
Aconteceu o mesmo com a Camila, mas aos 2 anos. Ela via o irmão crescido e queria imitá-lo. Aos 2 anos e pouco já não usava fralda nem para dormir, mas não porque eu tenha feito força para isso, ela é que estava preparada e deu o sinal!
Acho que como a grande maioria das coisas no que se refere à educação dos filhos, o melhor mesmo é descomplicar e não dar ouvidos às mil e uma vozes que se levantam para nos lembrar que "o menino já devia ter tirado a fralda" - é óbvio que também o ouvi imensas vezes. As mães (e os pais) é que sabem quase sempre o que é melhor para os seus filhos e devem confiar nos seus instintos e acreditar que tudo vai correr bem, porque na verdade sempre corre e o que é que realmente importa se tirou mais tarde ou mais cedo a fralda?! NADA!
Por isso, para as pessoas que me escrevem com receio de iniciar este processo a minha única recomendação é calma e tente interpretar os sinais da criança. Se ela estiver preparada, vai compreender mas se hoje não tiver maturidade suficiente para quê forçar uma coisa e tornar um processo mais longo e trabalhoso que pode ser simplificado daqui a uns meses?!
A palavra de ordem é relaxar e aproveitar o momento.

Comentários

  1. Este post veio na altura certa, o meu filho fez hoje 16 meses e a avó paterna à uns dias tinha perguntado se já estava a ensiná-lo a fazer o xixi e cocó no penico, porque o pai dele nesta altura já estava a aprender ou já o fazia sozinho, o que para mim não faz qualquer sentido, porque o acho muito novinho e ainda não fala quase nada. Mas pronto foi a mesma pessoa que me perguntou quando eu estava grávida de 2 meses se já dava pontapés.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares